quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CRIME E CASTIGO

Portugal foi hoje brindado com mais uma notícia de um assalto a um tribunal. Neste caso foi o de Almada, como já havia sido o de Loures.
Do ponto de vista patrimonial, da segurança das pessoas ou da violência dos processos, nada de especial há a relatar.
Os prejuízos patrimoniais não são de maior relevo que muitos outros que acontecem no dia a dia, não há feridos a relatar nem tão pouco foi posta em causa a segurança de quem quer que seja.
Significa isto que estes exemplos não merecem a atenção que têm tido?
Sou forçado a discordar!
Se objectivamente a gravidade dos factos não merecesse especial atenção - ainda que mereça a obrigatória punição penal - há um efeito de alarme social e uma importância simbólica nestes factos que não pode deixar de merecer uma especial atenção dos responsáveis políticos, sociais e judiciários.
Situações como o assalto a tribunais, as agressões dentro de uma esquadra de polícia e outros que tais, por insignificantes que fossem, geram um sentimento de descredibilização com o qual o país não pode viver.
É que infelizmente, temo que a impunidade e manutenção destes comportamentos mais não sirva que fornecer argumentos a ideias securitário/autoritárias que amiude são lançadas ao vento.
Antes prevenir que remediar.
dc@legalwest.eu

Sem comentários: